domingo, 28 de abril de 2013

Justiça dos EUA aciona Novartis por subornar médicos

Empresa teria aumentado as vendas de seus medicamentos, dando incentivos aos médicos, que acabaram sendo pagos com recursos de programas de saúde pública

Indianos protestam contra a Novartis em Mumbai no dia 21 de dezembro de 2012

Nova York - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou nesta sexta-feira a companhia farmacêutica Novartis de pagar subornos a médicos para que prescrevam seus medicamentos em detrimento de remédios da concorrência.

Nesta que é a segunda ação judicial no país contra a empresa suíça esta semana, o Departamento de Justiça indicou que a Novartis Pharmaceuticals aumentou as vendas de seus caros medicamentos de marca, dando incentivos aos médicos, que acabaram sendo pagos com recursos de programas de saúde pública.

A ação, apresentada no Tribunal Federal do Distrito de Nova York, alegou que, para promover medicamentos da Novartis como Lotrel e Valturna, prescritos para tratar a hipertensão, e o Starlix, receitado para diabéticos, a empresa pagou a médicos para dar conferências no que denominavam de "ocasiões sociais" e organizou jantares sofisticados para os médicos.

Estas ações "eram, na verdade, subornos aos conferencistas e participantes com a finalidade de induzi-los a receitar medicamentos da Novartis", afirmou o Departamento de Justiça.

"Os analistas da Novartis concluíram que estes programas eram muito rentáveis em termos de receitas suplementares geradas por seus medicamentos", destacou o departamento de Justiça.

Em consequência, o laboratório suíço dedicou 65 milhões de dólares entre janeiro de 2002 e novembro de 2011 para promover 38 mil programas de 'conferências' ligados aos medicamentos Lotrel, Valturna e Starlix.

"Os pacientes merecem cuidados baseados em um julgamento médico saudável, e não no interesse financeiro dos médicos", disse Stuart Delery, um dos promotores encarregados do caso.

Os pagamentos violaram o Estatuto Anti-suborno dos Estados Unidos e levaram o governo a pagar por "falsas demandas" por produtos farmacêuticos da Novartis através de seus programas de saúde.

Os programas federais de cobertura médica Medicare e Medicaid, destinados a pessoas de poucos recursos, "gastaram milhões de dólares em encomendas derivadas da corrupção", afirmou Delery.

Na terça-feira, o governo americano acionou a Novartis por pagar subornos a pelo menos vinte farmácias para que recomendassem o uso de seu medicamento Myfortic no lugar de outros remédios genéricos mais baratos usados para tratar pacientes transplantados, em troca de lucros sobre as vendas.

Fonte: EXAME.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário